Medicamento desenvolvido pelo laboratório Eli Lilly, nome farmacológico Tirzepatida, nome comercial Mounjaro.
É o primeiro medicamento que combina e mimetiza em uma injeção a ação de 2 hormônios intestinais: o GLP-1 e o GIP. GLP-1 sozinho já existe no mercado como nome farmacológico de semaglutida (comercial Ozempic injetável, Rybelsus comprimido).
Essa nova combinação dupla aumenta a potência do controle do diabetes tipo 2, redução de peso, melhora do perfil de colesterol e triglicérides, redução da pressão arterial sistólica e diastólica, redução de circunferência abdominal.Eles atuam favorecendo a saciação, saciedade e a ação da insulina produzida pelo pâncreas.
Os resultados dos estudos demostraram uma perda de peso nunca antes vista com outras medicações. Nas doses de 5, 10 e 15mg, a Tirzepatida levou uma perda de respectivamente de 16%, 21.4% e 22.5% do peso inicial ao tratamento
(estudo SURMOUNT-1).
Em relação ao controle do Diabetes tipo 2, mais de 80% dos pacientes estudados atingiram meta de hemoglobina glicada (hbA1c) recomendada (<7%), enquanto cerca de 50% atingiram níveis normais de hbA1c (<5.7%). Um resultado impactante! (estudo SURPASS).
Em relação perfil lipídico, houve redução de 27% nos níveis de triglicérides, redução de 6% no colesterol não HDL (colesterol com potencial de causar placas de gordura) e aumento de cerca de 8% no HDL (colesterol com potencial de proteção).
Em relação ao impacto na saúde cardiovascular, os resultados virão do estudo SURPASS-CVOT esperado para outubro de 2024. Assim como aconteceu com a Semaglutida, a expectativa é que Tirzepatida demonstre efeitos positivos e ainda mais potentes.
Agora vale sempre lembrar: nenhuma medicação substitui um estilo de vida saudável. Medicações são coadjuvantes. A base sólida que sustentará os efeitos esperados é construída através do comportamento e escolhas do dia dia.